O acidente envolvendo uma arma com munição real no set de filmagens de ‘Rust’ – que vitimou diretora de fotografia Halyna Hutchins e feriu o diretor Joel Souza – reascendeu em Hollywood o debate sobre o uso de armamento de verdade no cinema. Em outros países, porém, a discussão parece ser mais avançada em relação à segurança da equipe, como na Coreia do Sul.

Em entrevista à Variety o roteirista e diretor de ‘Round 6’, Hwang Dong-hyuk, conta que mesmo usando muitas (MUITAS) armas e tiros em suas produções, nunca viu uma bala de verdade. “É claro que temos um mestre de adereços, mas também na Coreia do Sul, não somos realmente um país com muitos proprietários de armas, então apenas a polícia pode ter uma arma”, disse ele. “Por causa disso, as balas não são tão facilmente distribuídas, então há uma possibilidade muito baixa de qualquer problema de segurança acontecer no set”.

publicidade
Muitas armas foram usadas durante as filmagens de 'Round 6', mas nenhuma delas era real. Imagem: Noh Juhan/Netflix
Muitas armas foram usadas durante as filmagens de ‘Round 6’, mas nenhuma delas era real. Imagem: Noh Juhan/Netflix

No acidente mortal no set do filme independente ‘Rust’, uma arma de fogo real foi disparada pelo ator Alec Baldwin, que continha munição de verdade ao invés de festim ou outro material não letal. Em resposta à tragédia, várias produções já afirmaram que armas de verdades serão proibidas nos bastidores.

O drama policial da ABC ‘The Rookie’ proibiu pistolas de fogo reais, enquanto Eric Kripke, showrunner da série de super-heróis do Amazon Prime Video ‘The Boys’, declarou que estava assumindo “uma promessa simples e fácil: nunca mais utilizar armamento em qualquer um dos sets”. Enquanto atuava em quatro temporadas de ‘American Horror Story’, Leslie Grossman estima que foi chamada para atirar “várias vezes”. “Nove em cada 10 vezes, estou usando uma pistola de borracha. Quando a cena pede um close-up mais dramático com um recuo físico, uso uma de ar comprimido, com efeitos adicionados na pós-produção para aumentar a autenticidade”.

Leia também:

Uma petição do site Change.org para proibir armas reais em produções de cinema e TV tem quase 114 mil assinaturas. O senador da Califórnia Dave Cortese já anunciou que planeja apresentar uma legislação para proibir oficialmente qualquer tipo de armamento de fogo e munições reais de todos os sets em Hollywood. A governadora do Novo México (onde o acidente ocorreu), Michelle Lujan Grisham, afirmou que o estado tomará medidas semelhantes.

Via: Variety

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!