O Vasco da Gama, dono da quinta maior torcida do Brasil, inovou ao se tornar o primeiro clube do Brasil a disponibilizar ingressos para os jogos com a tecnologia blockchain. Em uma parceria com a empresa Block4, o clube carioca vai comercializar ingressos colecionáveis como NFTs.

Por meio das redes sociais, o clube anunciou a parceria e deu alguns indícios sobre como vai funcionar a comercialização dos ingressos como NFTs. Além de ver os jogos do Vasco em São Januário, os torcedores que comprarem ingressos nesse formato também terão acesso a recompensas exclusivas.

Vasco e as NFTs

A venda de ingressos não é exatamente a estréia do Vasco neste mercado. Em novembro de 2021, o clube carioca lançou uma coleção de NFTs em celebração ao Dia da Consciência Negra. As artes tinham o objetivo de reforçar a identidade antirracista do clube, que foi um dos primeiros a aceitar atletas pretos.

As NFTs do Vasco foram feitas em parceria com o artista plástico Juan Calvet, e têm artes afro futuristas, algumas delas ainda estão disponíveis por 0,5 ETH (Ethereum), (cerca de R$ 8,5 mil na cotação atual).

publicidade

Criptomoedas e os clubes brasileiros

O Vasco é o primeiro clube brasileiros a comercializar ingressos como NFTs, porém, os times de futebol estão investindo pesado nas criptomoedas como uma forma de diversificar seus ganhos e investimentos. O São Paulo Futebol Clube, por exemplo, é o primeiro clube a aceitar as criptomoedas na venda de ingressos.

Leia mais:

O clube paulista anunciou na última sexta-feira (7) que comercializará os ingressos em uma parceria com a corretora mexicana Bitso, que também firmou um acordo de patrocínio com a equipe para a temporada 2022, com isso, o clube é mais um a entrar na onda dos fan tokens.

Atualmente, além do tricolor paulista, Atlético Mineiro, Corinthians, Flamengo, Internacional e Palmeiras já possuem criptomoedas para chamar de suas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!