Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a cápsula Cargo Dragon C209 desatracou da Estação Espacial Internacional (ISS) no último domingo (23) para iniciar sua jornada de retorno à Terra. E a espaçonave está de volta à Terra com uma enorme quantidade de experimentos científicos a bordo.

De acordo com o site Space.com, o cargueiro CRS-24 caiu no Oceano Atlântico às 18h05 (pelo horário de Brasília), na costa da Flórida, perto da Cidade do Panamá. “Pouso da Dragon confirmado, completando a 24ª missão de reabastecimento da estação espacial pela SpaceX”, escreveu a empresa no Twitter.
A nave de carga devolveu cerca de 2.270 kg de ciência à Terra, incluindo um “citoesqueleto” que estuda a sinalização celular em humanos, e o retorno de um microscópio de imagem leve que está sendo aposentado após mais de uma década de uso em órbita.
Leia mais:
- SpaceX quase perde foguete Falcon 9 durante transporte no mar
- Nasa divulga mais informações sobre a Ax-1 e Crew-4, as duas próximas missões tripuladas da SpaceX
- Tanque explode em instalação da SpaceX no Texas
Carga da Dragon foi entregue ao Centro Espacial Kennedy, da Nasa
Esses experimentos e todo o restante do conteúdo da cápsula foram devolvidos ao Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, para serem entregues aos cientistas, segundo informações de um comunicado da SpaceX.
A espaçonave encerrou sua missão após pouco mais de um mês no espaço, permitindo que os astronautas da Expedição 66 recebessem alimentos frescos e suprimentos da Terra em 22 de dezembro, um dia após o lançamento.
Trazendo de volta muita ciência, a cápsula estava sendo aguardada inicialmente para as primeiras horas da manhã de segunda-feira, mas dois dias de mau tempo em potenciais locais de pouso no Golfo do México adiaram os planos.
“A Expedição 66 deseja à Dragon um bom retorno”, disse o astronauta da Nasa Tom Marshburn via rádio ao Controle da Missão, em nome da tripulação, logo após a partida. “Parabéns a Houston e à SpaceX. Mal posso esperar para ver o que os resultados trazem”.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!