O designer turco Emre Özsöz criou um conceito incomum de bicicleta elétrica dobrável e muito compacto. O veículo foi projetado para resolver problemas de ruas e cidades superlotadas e sem infraestrutura de transporte.

Com uma configuração minimalista, a elétrica Horsy é uma bicicleta que tem como núcleo um eixo móvel que permite à sua parte traseira se juntar com a frente (o que gera o efeito compacto). Como o designer diz “você pode carregá-la facilmente após o uso, porque não é pesada e pode ser dobrada a partir do meio”.

Conceito dobrado
Imagem: Divulgação/Emre Özsöz/Behance

Leia também:

Essa característica extremamente compacta facilita, inclusive, para que o ciclista leve a Horsy em um transporte público. “É mais amigável do que uma bicicleta padrão por essas qualificações”, diz Özsöz.

publicidade
Conceito da bicicleta em posições diferentes
Imagem: Divulgação/Emre Özsöz/Behance

Foco no design

Não há especificações técnicas. O que temos é um veículo de duas rodas (a da frente sendo maior que a de trás e com os pedais junto a ela), um guidão que remete às bicicletas ergométricas de academia e um banco de altura ajustável.

Detalhe do guidão do conceito
Imagem: Divulgação/Emre Özsöz/Behance

Outro detalhe mais perceptível é a iluminação aplicada na vertical no eixo dianteiro. Não há nada sobre motor, bateria, alcance, velocidade, etc. O foco está realmente no design curioso de uma bicicleta elétrica dobrável que chega próximo ao de um triciclo de brinquedo.

Ilustrações de como seria a interação do usuário com a bicicleta
Imagem: Reprodução/IBDC

Em 2016, a Horsy recebeu um prêmio de mérito na International Bike Design Competition (que acontece desde 1996). O incomum conceito de bicicleta elétrica pode ser visto em mais detalhes no perfil de Özsöz no Behance, inclusive em outras cores.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!