Cerca de 70 episódios do podcast de Joe Rogan desapareceram misteriosamente do Spotify na sexta-feira (04/02). Foi o que descobriu o site JREMissing.com, voltado especificamente para detectar quais episódios do programa do podcaster não estão mais disponíveis na plataforma de streaming.
O podcast The Rogan Experience (e o relacionamento dele com o Spotify) vem enfrentando fortes críticas nas últimas semanas. Porém, não há uma conexão clara entre o sumiço dos episódios e a situação complicada do comentarista.
Leia também:
- Spotify investe em transformar programas de rádio em podcasts
- Pessoas com depressão são mais suscetíveis a desinformação sobre a Covid-19
- Facebook e Instagram removeram mais de 1 milhão de posts com fake news sobre Covid-19
Muito além de desinformações sobre a Covid-19
Um dos principais fatores para os problemas com o podcast de Joe Rogan é o volume de informações falsas sobre a vacinação contra a Covid-19, que causaram desgosto em muitos artistas. Músicos como Neil Young, Joni Mitchell e India Arie retiraram suas obras do Spotify em protesto – e o próprio Rogan pediu desculpas à plataforma pelas reações dos outros (enquanto também defende seu show).
Em seu programa, Rogan incentivou jovens a não se vacinarem. Além disso, nos últimos anos, o comentarista teve falas transfóbicas. Como quando chamou uma lutadora trans de “homem sem pênis”. O homem de 54 anos de idade também já ofendeu o clã Kardashian com xingamentos misóginos e ainda usou termos racistas.
Um podcast vital (para o presidente do Spotify)
Já o Spotify também abordou a polêmica, tornando públicas suas políticas de moderação de conteúdo, ao passo que defendeu o relacionamento da empresa com Rogan. O presidente Daniel Ek afirmou que a permanência dos conteúdos produzidos pelo podcaster norte-americano é vital para a plataforma de streaming de música.
Os episódios do podcast removidos na sexta-feira não são novos – o mais recente apresentou o psicólogo evolucionista libanês Gad Saad e foi ao ar em 2018. O mais antigo se trata do episódio quatro do programa, de 2010. Logo, dado que os episódios foram lançados anos antes da pandemia, é improvável que eles contenham qualquer desinformação sobre a Covid-19 (o núcleo de todos os problemas de agora que Rogan vem enfrentando).
Fica então muito possível que os convidados do podcast pediram a remoção dos episódios, para evitarem mais associação com o dono do programa. Esta não é a primeira vez que episódios foram removidos dos arquivos do JRE Missing. Conforme traz o site Business Insider, mais de 40 episódios desapareceram em abril do ano passado (e também não se sabe o porquê deles terem sido removidos do Spotify na época).
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Imagem: tomasi/Pixabay/CC
Via The Verge