Cerca de 70 episódios do podcast de Joe Rogan sumiram do Spotify

Cerca de 70 episódios do podcast The Rogan Experience, de Joe Rogan, desapareceram misteriosamente da plataforma de streaming Spotify
Por Ronnie Mancuzo, editado por Fábio Marton 05/02/2022 12h16
Um notebook e um celular com o app Spotify aberto na tela
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Cerca de 70 episódios do podcast de Joe Rogan desapareceram misteriosamente do Spotify na sexta-feira (04/02). Foi o que descobriu o site JREMissing.com, voltado especificamente para detectar quais episódios do programa do podcaster não estão mais disponíveis na plataforma de streaming.

O podcast The Rogan Experience (e o relacionamento dele com o Spotify) vem enfrentando fortes críticas nas últimas semanas. Porém, não há uma conexão clara entre o sumiço dos episódios e a situação complicada do comentarista.

Leia também:

Muito além de desinformações sobre a Covid-19

Um dos principais fatores para os problemas com o podcast de Joe Rogan é o volume de informações falsas sobre a vacinação contra a Covid-19, que causaram desgosto em muitos artistas. Músicos como Neil Young, Joni Mitchell e India Arie retiraram suas obras do Spotify em protesto – e o próprio Rogan pediu desculpas à plataforma pelas reações dos outros (enquanto também defende seu show).

Em seu programa, Rogan incentivou jovens a não se vacinarem. Além disso, nos últimos anos, o comentarista teve falas transfóbicas. Como quando chamou uma lutadora trans de “homem sem pênis”. O homem de 54 anos de idade também já ofendeu o clã Kardashian com xingamentos misóginos e ainda usou termos racistas.

Um podcast vital (para o presidente do Spotify)

Já o Spotify também abordou a polêmica, tornando públicas suas políticas de moderação de conteúdo, ao passo que defendeu o relacionamento da empresa com Rogan. O presidente Daniel Ek afirmou que a permanência dos conteúdos produzidos pelo podcaster norte-americano é vital para a plataforma de streaming de música.

Os episódios do podcast removidos na sexta-feira não são novos – o mais recente apresentou o psicólogo evolucionista libanês Gad Saad e foi ao ar em 2018. O mais antigo se trata do episódio quatro do programa, de 2010. Logo, dado que os episódios foram lançados anos antes da pandemia, é improvável que eles contenham qualquer desinformação sobre a Covid-19 (o núcleo de todos os problemas de agora que Rogan vem enfrentando).

Fica então muito possível que os convidados do podcast pediram a remoção dos episódios, para evitarem mais associação com o dono do programa. Esta não é a primeira vez que episódios foram removidos dos arquivos do JRE Missing. Conforme traz o site Business Insider, mais de 40 episódios desapareceram em abril do ano passado (e também não se sabe o porquê deles terem sido removidos do Spotify na época).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Imagem: tomasi/Pixabay/CC

Via The Verge

Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.

Redator(a)

Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital