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A picape elétrica GMC Hummer 2022 está chegando, primeiramente em seu modelo Edition 1, sendo um dos veículos mais aguardados (e pesados) de agora. Dona de um perfil potente – como seu sprint de 0 a 96 km/h em cerca de três segundos – uma bateria pesada para sustentar sua competência não era algo de se estranhar.
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Quando falamos pesada, estamos falando de quase um terço do peso total da caminhonete de cerca de 4,110 kg – e com preço a partir de US$ 110.295 (algo acima dos R$ 567 mil, desconsiderando diferenças de impostos ou taxas). Documentos apresentados pela General Motors à Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) trazem que só a bateria Ultium da caminhonete é mais pesada que um Hyundai HB20,.
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Bem mais pesada, aliás. Com 1.325 kg, o peso do componente elétrico da Hummer EV supera em 336 kg os 989 kg do compacto da montadora sul-coreana (em seus modelos Sense, Vision e Evolution). Para reforçar o quanto é expressivo o peso da bateria da picape da GM, ela sozinha é quase tão pesada quanto carros como um sedan Toyota Corolla 2.0 Flex 2023 (1.375 kg) e supera um Hyundai Elantra 2.0 de 2018 inteiro em 65 kg.
Quando comparamos com veículos leves que temos no Brasil, ilustramos ainda mais o que significa esse peso da bateria da Hummer EV. Por exemplo, 1.325 kg é bem mais que os 967 kg dos Fiat Mobi Like e Treeking, que os 955 kg do Fiat Uno e que os 907 kg do Fiat Mobi Easy. Se compararmos com o peso entre 758 kg e 806 kg do Renault Kwid, então…
Bateria com quase o dobro da capacidade útil das rivais
Com 212,7 kWh, a bateria da GMC Hummer EV oferece quase o dobro da capacidade útil das rivais Ford F-150 Lightning (131 kWh) e Rivian R1T (129 kWh). A GM afirmou no lançamento que a caminhonete viajaria 530 km com uma única carga também.
Aqui, algo não muito expressivo para uma capacidade tão alta, mas tendo em vista o peso do veículo (e da própria bateria), é compreensível. Aliás, a GMC Hummer EV é 1.134 kg mais pesada que a F-150 Lightning da Ford.
É interessante também observar a questão de eficiência, onde temos 47 MPGe (milhas por galão equivalente) EPA combinados para a bateria da picape elétrica da GM. Isso significa 33% menos do que a classificação de 70 MPGe da Rivian R1T. Para termos uma ideia, o Mustang Mach-E obtém 93 MPGe combinados de acordo com os registros da agência norte-americana.
Enquanto isso, um Tesla Model X Plaid fica entre 91 e 98 MPGe, dependendo do tamanho da roda. Já o Chevy Bolt EV gerencia 120 MPGe combinados, ao mesmo tempo em que o Tesla Model S Long Range alcançou esta mesma classificação.
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