Ali Jammoul, diretor do programa de veículos Ford Icons e da Ford Performance, acabou com as dúvidas se a geração atual do Mustang seria a última a chegar motor a combustão interna. O executivo confirmou que ano que vem marca o começo de uma nova geração, e essa ainda terá sob o capô um motor V8, mesmo em um cenário em que a eletrificação parece ser o futuro inevitável.

“A próxima geração em que estamos trabalhando agora será lançada no próximo ano, em 2023, e será ótimo”, disse Jammoul. O diretor é responsável pelo “ciclo de vida total” do conjunto de veículos e ícones de desempenho da Ford (F-150 , Bronco e Mustang), o que significa que ele supervisiona todo o projeto, desde a concepção até o lançamento.

Apesar do poderoso V8 estar vivo, o diretor indica que a Ford está limpando as emissões do motor. “O que precisamos fazer, porém, é tornar o V8 mais ecológico, e você precisa ter certeza de que está em conformidade com as regulamentações”, explica Jammoul, apontando que a montadora está trabalhando nesse sentido e que os resultados serão colhidos muito em breve.

Essa afirmação se alinha a expectativas sobre o trem de força do novo Mustang ter assistência híbrida, como um V8 acionando as rodas traseiras e um motor elétrico girando o eixo dianteiro. O resultado seria a primeira versão com tração nas quatro rodas do carro da Ford em showrooms.

publicidade

O fim do câmbio manual do Mustang

Com relação a uma caixa de câmbio manual, a situação é um pouco diferente. Basta ver a pergunta que o diretor faz sobre o item tão querido por muitos dos motoristas Mustang. “Você sabe, eventualmente isso será eliminado, certo?”, sinaliza Jammoul.

“Mas, enquanto houver um mercado para isso e os clientes ainda quiserem essa sensação de melhor desempenho, ela permanecerá. Entretanto, claramente você pode entregar muito mais [de um automático], especialmente de EVs. Quando vamos para uma estratégia de EV, o torque instantâneo imediato que você tem nunca pode igualar com uma caixa de câmbio manual”, disse o diretor, mostrando que a opção manual não deve ser prioridade na eletrificação do Mustang.

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Via Wheels e Motor1