Quarto modelo 100% elétrico da BMW no Brasil, o BMW iX3 já está em pré-venda por aqui, exclusivamente na versão M Sport. O SAV (nomenclatura adotada pela marca alemã para Sports Activity Vehicle) agora vai fazer parte da turma formada também pela dupla BMW i3 e BMW iX e pelo Mini SE.

Basicamente, temos agora uma versão totalmente elétrica do BMW X3, capaz de oferecer até 460 km (WLTP) de alcance por carga. Na rede de concessionárias da montadora no Brasil, o iX3 M Sport está custando R$ 475.950 em sua pré-venda.

“Sabendo que o cliente premium foca em carregamento em casa ou no ambiente corporativo, ofertamos ainda dois carregadores para apoiar seus deslocamentos e se somam aos mais de 10 mil pontos de recarga pessoais já distribuídos em nosso país”, reforça Henrique Miranda, Head de Eletrificação da BMW do Brasil.

O executivo vai um pouco além sobre as intenções elétricas e esportivas da BMW em território brasileiro. “Ainda traremos a esportividade no i4 até o final do ano, ofertando a maior gama de opções elétricas em nosso mercado”.

publicidade

Potência do iX3 em 286 cv e 400 Nm de torque

Veículo da BMW em pré-venda no Brasil
Imagem: Divulgação/BMW Group

Importado da China, onde é produzido nas instalações da joint venture BMW Brilliance Automotive, o iX3 M Sport chega ao Brasil com a quinta geração do BMW eDrive para complementar a produção nacional do X3 em Araquari, Santa Catarina. Seu motor elétrico (posicionado no eixo traseiro) rende 286 cv (210 kW) de potência e torque máximo de 400 Nm.

Com esse conjunto, o novo SAV da marca em nossas estradas pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. Enquanto isso, sua velocidade máxima é limitada a 180 km/h. Já seu conjunto de baterias traz 80 kWh de capacidade, podendo ser alimentado de forma rápida (até 150 kW) – por exemplo, em 32 minutos, o iX3 é recarregado em até 70% de sua carga total. Como cortesia, conforme traz a nota da montadora, os dois carregadores, BMW i Wallbox Essential e Flexible Fast Charger, chegam aos compradores junto ao veículo.

Ilustração da característica elétrica do iX3
Imagem: Divulgação/BMW Group

Um visual mais esportivo para o elétrico

Visualmente, a versão M Sport do iX3 pode ser destacada em sua grade com novo design e acabamento em preto. Há ainda um novo para-choque dianteiro mais esportivo, além das rodas de 19 polegadas com desenho inédito. Por dentro, a BMW destaca os acabamentos em aço escovado, diversas opções de cores para o revestimento dos bancos em couro e sistema de som Harman Kardon com 16 alto-falantes e 464 W.

A nível de tecnologia o modelo elétrico possui os mesmos equipamentos das versões tradicionais do X3, incluindo as funcionalidades do BMW Live Cockpit Professional. Ou seja, com duas telas de 12,3 polegadas de alta resolução exibindo as informações do veículo e do sistema de entretenimento (esta, sensível ao toque e compatível com Apple Car Play e Android Auto, além de integração com Amazon Alexa).

Outros destaques da montadora é o ar-condicionado com controle de temperatura automático com três zonas, o console central acomodando a alavanca seletora de marchas e um carregador por indução para smartphones. Botões dedicados são destinados ao sistema start/stop e partida do motor, e o iX3 também oferece freio de estacionamento elétrico.

Parte interna do SAV da BMW no Brasil
Imagem: Divulgação/BMW Group

Há ainda os sistemas Driving Assistant Professional, Parking Assistant Plus e Surround View, com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. Uma das características do Driving Assistant é informar por meio de alertas visuais e sonoros as condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa, entre outras funções.

Gravando vídeos ao redor

A versão elétrica conta com o Drive Recorder, capaz de capturar vídeos em 360° ao redor do veículo por meio de quatro câmeras. O recurso pode ser ativado a qualquer momento pelo motorista, acessando o menu do iDrive, ou automaticamente quando algum acidente for detectado.

Conforme traz a BMW, essas gravações podem ter até 40 segundos de duração, incluindo os 20 segundos imediatamente antes da ativação e os 20 segundos posteriores. Já as funções remotas são acessadas pelo My BMW App. Dentre elas, é possível localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis, ligar as buzinas e acionar a ventilação.

Informando próxima revisão

Destaque da lanterna do SAV da BMW
Imagem: Divulgação/BMW Group

O aplicativo pode programar a próxima recarga do carro, oferecer informações sobre o processo de carregamento e sobre a autonomia atual – e o motorista ainda recebe notificações a cada atualização remota de software (Remote Software Upgrade). Por sua vez, o Assistente Pessoal Inteligente da BMW permite interação por voz com o próprio carro, sendo capaz de ativar diversas funções, como o controle de temperatura, o aquecimento do banco, a abertura de janelas, e até informar sua próxima revisão.

São seis opções de pintura para a carroceria do iX3 M Sport: Branco Mineral, Carbon Black, Prata Cashmere, Cinza Sophisto, Azul Phytonic e Vermelho Piemont. Enquanto isso, o acabamento interno conta com nove opções: Couro Mocha/Preto, Couro Preto/Costura Azul, Couro Oyster/Preto, Sensatec Vermelho Tacora/Preto, Sensatec Vermelho Tacora, Sensatec Mocha/Preto, Sensatec Preto/Costura Azul, Sensatec Cognac e Sensatec Preto.

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!