Elon Musk diz que Starship estará pronta para primeiro voo orbital em julho

Por Flavia Correia, editado por Jeniffer Cardoso 14/06/2022 17h15, atualizada em 16/06/2022 10h17
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Mal saiu a aprovação da avaliação ambiental programática (PEA) da Starbase pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA, e Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, já se manifestou no Twitter, dizendo que a Starship estará pronta para seu primeiro teste de voo orbital no mês que vem.

Com seu costumeiro otimismo, o bilionário ainda revelou que outra pilha formada por protótipos do lançador Super Heavy e do estágio superior de 50 metros de altura da Starship deve decolar em agosto, com sucessivos lançamentos mensais posteriores. 

Tudo para garantir que o complexo veicular, que é o maior foguete já construído na história, possa ser utilizado com total segurança em missões tripuladas e de carga para a Lua, Marte e outros possíveis destinos no espaço. Até mesmo para, eventualmente, agilizar a implantação de satélites Starlink na órbita baixa da Terra, inclusive.

É importante lembrar, contudo, que, mesmo com a conclusão da análise, a liberação da PEA não é garantia de que uma licença de lançamento será emitida, uma vez que outros fatores, como requisitos de segurança e responsabilidade financeira, ainda devem ser cumpridos nas instalações da SpaceX em Boca Chica, no Texas.

No entanto, pelas publicações desta terça-feira (14) na rede social que está (ou não) comprando, Musk parece estar tranquilo em relação a isso.

Leia mais:

No começo do mês, a SpaceX conduziu com sucesso o primeiro teste criogênico no 24º protótipo da nave Starship (SN24), após a conclusão de reparos necessários no veículo, identificados durante um teste pneumático realizado em maio.

Agora, para o superfoguete ser considerado pronto para voar com segurança, resta executar o teste de fogo estático com todos os 33 motores Raptor do propulsor. Até o momento, a SpaceX nunca acendeu mais de seis deles de uma só vez em um protótipo da Starship.

Estaria realmente tudo isso alinhado até julho, conforme divulgado por Musk? Como não podemos ter essa certeza, resta-nos aguardar pelos próximos capítulos desta saga.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.