O ano está chegando ao fim e a série de retrospectivas do Olhar Digital também. Para terminar em grande estilo, separamos as principais notícias de 2023. A seleção inclui desde matérias de alerta, como a das pomadas de cabelo proibidas pela Anvisa (lembra do susto?), a notícias de feitos históricos, como a mensagem enviada à Terra pela NASA a uma distância inédita de 16 milhões de quilômetros.

Ficou curioso? Então, embarque nesta viagem do tempo com a gente e veja quantos acontecimentos marcaram nosso ano.

publicidade

Leia também:

Mensagem chegou à Terra vinda de 16 milhões de quilômetros de distância

Mensagem à Terra é o destaque da retrospectiva do Olhar Digital
Imagem: Dima Zel / Shutterstock.com

Em um feito inédito para a exploração espacial, a NASA realizou a primeira transmissão óptica de dados além da órbita lunar, utilizando o experimento Comunicações Ópticas no Espaço Profundo (DSOC) na sonda Psyche.

publicidade

Transmitida por laser a partir de uma distância surpreendente de 16 milhões de quilômetros, a mensagem codificada com dados de teste alcançou o Telescópio Hale, no Observatório Palomar da Caltech, na Califórnia, no dia 14 de novembro.

Este marco histórico representa um avanço significativo nas comunicações espaciais, abrindo caminho para taxas de transmissão 10 a 100 vezes superiores aos sistemas de comunicação por rádio tradicionais. Leia mais aqui.

publicidade

“Chuva de vermes” na China; o que pode ser?

chuva de vermes está entre as notícias da retrospectiva do olhar digital
Imagem: X (antigo Twitter) / Reprodução

Imagens impactantes de carros cobertos por tiras pretas em Pequim, na China, despertaram especulações de uma bizarra “chuva de vermes”. Meteorologistas chineses investigaram o fenômeno, levando a teorias envolvendo tornados e até a “lua cheia de minhocas”.

Contudo, a verdade revelou-se menos sinistra: não eram vermes, mas flores de choupo, comuns no país asiático. O mal-entendido gerou alarde sobre um suposto “desastre ambiental” em outubro de 2023. No entanto, o mistério foi desvendado em alguns dias, evidenciando como uma simples chuva de flores pode se transformar em notícia viral – esta não podia ficar de fora da retrospectiva do Olhar Digital. Leia mais aqui.

publicidade

Submarino desaparecido: primeira imagem das buscas foi divulgada em junho

Visão aérea de navio da Guarda Costeira dos EUA em operação de busca pelo submarino perto do Titanic
Imagem: Guarda Costeira dos EUA / Reprodução

Em junho de 2023, a Guarda Costeira dos Estados Unidos divulgou a primeira imagem do navio “Deep Energy”, crucial nas buscas pelo submarino Titan, da OceanGate, desaparecido durante uma expedição aos destroços do Titanic.

O registro foi feito durante o quarto dia de buscas, um dia considerado crítico, pois se calculava que o suprimento de oxigênio do Titan poderia durar até o quinto dia.

Na ocasião, três embarcações, incluindo a equipada com sonar “The John Cabot”, lideravam a operação enquanto o Victor 6000, especializado em exploração marinha, e o navio francês de pesquisa Atalante estavam a caminho. Além disso, foram usados reforços aéreos para monitorar a região com aviões C-130, P3 e P8.

Infelizmente, como foi descoberto posteriormente, o submersível Titan sofreu uma implosão. Leia mais aqui.

“A internet vai parar”, disse vice-presidente institucional da Claro

Usina dessalinização água em Fortaleza é alvo de polêmica. Veja destaque da retrospectiva do Olhar Digital
Projeto da usina de dessalinização da praia do Futuro, em Fortaleza (CE) (Imagem: Divulgação/Cagece)

A polêmica em torno da construção da usina de dessalinização na Praia do Futuro, Fortaleza (CE), ressoou com o alerta incisivo de Fábio Andrade, vice-presidente institucional da Claro, de que “a internet vai parar” no Brasil.

Segundo ele, aproximar os dutos da usina dos cabos submarinos, mesmo a uma distância mínima de 500 metros, gera preocupações imediatas, mas também futuras para a conectividade nacional. Isso porque a vibração da água pode provocar rompimento dos cabos, derrubando a internet. Para Andrade, portanto, o seguro seria estabelecer uma distância de mil metros para evitar futuros impactos no fornecimento do serviço.

A controvérsia persiste, sugerindo a possibilidade de realocação dos cabos para outra praia, caso a usina permaneça no local designado – vale lembrar que existem 17 cabos submarinos na Praia do Futuro. O desfecho desta saga ainda aguarda os próximos capítulos. Leia mais aqui.

Tesla filma e desvia sozinho de acidente impressionante nos EUA

Carro voando sobre rodovia nos EUA em acidente
(Imagem: Reprodução/Twitter)

Na retrospectiva do Olhar Digital, não podia faltar o vídeo deste impressionante acidente, filmando em tempo real pela câmera de um Tesla, nos Estados Unidos.

No registro, compartilhado pelo usuário “@Anoop_Khatra” em março, nós vemos um Kia Soul ser atingido por uma roda solta de uma picape, capotar e cair novamente sobre as rodas. Enquanto isso, o Tesla – conduzido por Autopilot –, desviou habilmente da roda desgovernada e parou automaticamente diante dos destroços.

Apesar de a direção autônoma da Tesla ser alvo de polêmicas, esse incidente mostrou também a eficácia do mecanismo em situações críticas. Leia mais aqui.

Super El Niño ainda não acabou e consequências podem ser catastróficas

ciclone
Enchente do Rio Taquari na cidade de Lajeado (RS). (Imagem: marcelocaumors/Instagram via Agência Brasil)

Em setembro, sentimos os primeiros efeitos do super El Niño, com ondas de calor em alguns estados brasileiros e chuvas acima da média em outros – inclusive, com a passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul.

Apesar dos estragos climáticos, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação alertou que o fenômeno ainda não tinha atingido seu ápice, prevendo chuvas volumosas para o Sul do país até novembro.

A explicação para o comportamento climático vem do aumento das temperaturas próximo ao Equador. Isso, por sua vez, intensifica os jatos de vento que controlam as frentes frias, contribuindo, por fim, para chuvas intensas sobre a região Sul. Leia mais aqui.

Jato de plasma solar poderia ter atingido a Terra; o que poderia acontecer?

Erupção solar
Erupção solar registrada no dia 14 de setembro pelo astrofotógrafo Jose Henry Caicedo, da Colômbia. Crédito: Jose Henry Caicedo via Spaceweather.com

Um filamento magnético vinculado às manchas solares AR3423 e AR3425 entrou em erupção, lançando um jato de plasma – também chamado de ejeção de massa coronal (CME) – em direção à Terra, conforme registrado pelos observatórios da NASA e do SOHO em setembro deste ano.

O evento estava previsto para atingir a atmosfera terrestre três dias após sair do Sol. Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), o impacto poderia desencadear tempestades geomagnéticas de classe G1 e G2 – ou seja, fracas a moderadas.

Além das esperadas auroras nas latitudes mais altas, como Islândia e Noruega, observadores no Canadá e norte dos Estados Unidos também testemunhariam o espetáculo. Porém, além de promover esse espetáculo, os CMEs podem afetar comunicações, danificar estações elétricas e derrubar satélites, de acordo com a intensidade delas. Leia mais aqui.

Anvisa divulgou nova lista de pomadas suspensas por suspeita de causar cegueira

Fachada da Anvisa
Imagem: rafastockbr / Shutterstock

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma série de listas de pomadas capilares suspensas no mês de janeiro. A investigação da Anvisa começou após consumidores relatarem irritação ocular, pálpebras inchadas, dor nos olhos e dificuldade de enxergar ao lavarem o cabelo depois da aplicação do produto.

Posteriormente, diante do número de ocorrências e da distribuição geográfica, o órgão chegou a proibir o uso e a venda de todos os produtos usados para trançar, modelar ou fixar cabelos, atingindo 3.154 marcas diferentes.

Atualmente, após analisar se as marcas usam ingredientes não autorizados ou fora do limite, diversos produtos voltaram a ser comercializados. Vale lembrar nesta retrospectiva do Olhar Digital sobre a importância de usar apenas as pomadas autorizadas. Para conferir a lista completa, acesse este link.

Encostar cartão ou celular para pagar está com os dias contados; entenda

Nubank no Apple Pay (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Nubank no Apple Pay (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Os pagamentos por aproximação, utilizando a tecnologia NFC, podem passar por significativas melhorias em breve. Empresas líderes, como Apple, Google, Huawei, Qualcomm, Sony e STMicroelectronics, planejam aumentar a distância mínima para transações de 5 milímetros para 3 centímetros, tornando os pagamentos sem contato com cartões e celulares mais eficazes.

O NFC Forum, responsável pelo padrão, busca também aprimorar o alcance da antena para evitar falhas de comunicação. Além disso, a proposta inclui triplicar a energia enviada para o cartão, possibilitando a incorporação de mais tecnologias de pagamento, como telas e leitores biométricos.

Embora as mudanças estejam em fase inicial, essas inovações podem começar a se materializar no mercado a partir de 2024 ou 2025. Leia mais aqui.

Engenheiros criaram bicicleta com roda triangular; veja vídeo

bicicleta
Imagem: The Q (YouTube) / Reprodução

O canal científico The Q, composto por engenheiros dos Estados Unidos, surpreendeu novamente ao revelar uma bicicleta com rodas triangulares em maio deste ano. Em comparação com a versão de rodas quadradas, esta bicicleta demonstrou mais eficácia, porém exigiu mais esforço para pedalar.

Para conseguir o feito, eles adicionaram um “braço” de suporte e tração às rodas. Assim, os engenheiros conseguiram uma rolagem mais suave. Embora no vídeo fique evidente que a inovação não possui a fluidez das bicicletas tradicionais com rodas redondas, é evidente a engenhosidade do design. Leia mais aqui.

Você se lembra dessas matérias da retrospectiva do Olhar Digital? Escreva nos comentários qual delas chamou mais sua atenção e por quê.