A Starship SN15, primeiro protótipo da espaçonave da SpaceX a completar com sucesso um teste de voo a grande altitude, está de volta à plataforma de lançamento e pode voar novamente em breve, como já havia sido indicado pelo fundador da empresa, Elon Musk.
Segundo o site Teslarati, o veículo começou a ser movido de volta a uma plataforma de lançamento nesta terça-feira (11), seis dias após seu bem-sucedido teste em 5 de maio. Ele será colocado na segunda plataforma de testes suborbitais (Suborbital Mount B), já que a primeira (Suborbital Mount A), usada durante o teste no início do mês, está sendo reparada.
A SN15 está pendurada em um guindaste e já foi posicionada sobre a plataforma, embora ainda não tenha sido instalada. Os “pés” usados no último teste, que sustentam o protótipo na posição vertical durante o pouso, foram removidos, mas ainda não foram substituídos por novos.

A movimentação da SN15, entretanto, não é uma garantia de um novo voo. Antes disso, a SpaceX deverá realizar novos testes de pressurização dos tanques de combustível e disparo estático dos propulsores (quando são acionados com a espaçonave presa ao solo), e problemas em qualquer um deles podem impedir o reuso.
Desde o início a SpaceX projetou a Starship como um veículo reutilizável, mas um teste de reuso nunca foi feito desde que os primeiros protótipos alçaram voo, em agosto de 2020. Logo após o teste pioneiro da SN5, que chegou a uma altitude de 150 metros, Musk insinuou que ela poderia voar novamente, mas isso nunca ocorreu.
A empresa preferiu continuar com o desenvolvimento e teste de um novo protótipo, o SN6, que decolou um mês depois e também chegou a 150 metros. Os protótipos SN8, SN9, SN10 e SN11, projetados para voos a até 10 km de altitude, foram destruídos em acidentes durante o pouso, o que torna a SN15 a única “sobrevivente” da família.
Leia mais:
- Do Falcon à Starship: conheça a evolução dos foguetes da SpaceX
- Youtuber invade instalações da SpaceX e chega bem perto da espaçonave Starship
- Programa Artemis: SpaceX ganha contrato da Nasa para pousar astronautas na Lua
O protótipo SN7 foi destruído propositalmente durante um teste de pressurização dos tanques de combustível, para testar os limites de uma nova liga metálica. Já os SN12, 13 e 14 nunca foram construídos, com a SpaceX decidindo acelerar o teste de um novo design que estreou na SN15.
A empresa tem um objetivo ambicioso de realizar um voo orbital em julho deste ano. Para isso, está desenvolvendo o SN20, primeiro protótipo com capacidade orbital. É um cronograma ambicioso, já que o lançamento depende do foguete Falcon Super Heavy, que também está em desenvolvimento e nunca foi testado.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!