O WhatsApp, o Facebook e o Instagram estão fora do ar nesta segunda-feira (4). Todas as redes sociais são da responsabilidade do bilionário Mark Zuckerberg. De acordo com o DownDetector, usuários das três redes sociais relataram problemas com as plataformas por volta das 12h40.

Em nota oficial, o Facebook reconheceu a queda do WhatsApp e outros serviços e disse que ainda investiga o caso. “Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”.

Mike Schroepfer, CTO do Facebook, também comentou o caso. “Nossas sinceras desculpas a todos os afetados pela interrupção dos serviços do Facebook neste momento. Estamos passando por problemas em nossas redes e nossos times estão trabalhando para resolver essa situação o mais rápido possível”.

Whatsapp
Facebook
Instagram

A queda das três frentes do Facebook repercutiu tanto no Twitter, rede social “rival”, que “WhatsApp” e “Zuckerberg” estão entre os três primeiros trendings da plataforma.

publicidade

Recentemente, o Facebook e seu dono Mark Zuckerberg vêm sofrendo com problemas judiciais por não garantirem segurança necessária para seus usários.

O que causou a queda do WhatsApp, Instagram e Facebook?

Ainda não está claro qual foi a causa exata da queda dos serviços, mas usuários em redes sociais levantaram a possibilidade de ser um problema de DNS. Antes de mais nada, é necessário entender o que é o DNS e como ele funciona. Os sistemas de nomes de domínio (ou DNS, sua sigla em inglês) são responsáveis pela tradução dos nomes de domínios utilizados na barra de endereço dos navegadores (URLs) para os endereços IPs correspondentes. Seria muito mais difícil memorizar e digitar “216.58.210.163” ao invés de “www.google.com”, por exemplo.

Para que você possa acessar os sites na internet, inevitavelmente, a sua conexão acaba se comunicando com um servidor DNS, que é o responsável por saber qual o endereço IP que deve ser acessado.

Leia mais sobre como problemas de DNS podem ter causado as falhas em WhatsApp, Facebook e Instagram no artigo preparado pelo Olhar Digital.

Leia mais:

Não foi só WhatsApp: ‘dia de terror’ derruba diversos serviços da web

A primeira segunda-feira de outubro não está fácil para quem precisa da internet para se comunicar ou trabalhar. Durante toda a tarde diversos serviços online, incluindo WhatsApp, Instagram e Facebook, ficaram fora do ar. Os problemas também avançaram para outros sites como apps de banco, o TikTok, Twitter e até mesmo o Telegram, que costuma servir de alternativa quando o mensageiro mais usado do Brasil está indisponível. Leia mais sobre serviços que caíram ao mesmo tempo que plataformas do Facebook.

Confira 8 alternativas ao WhatsApp:

Signal 

telas do app signal
Signal oferece sistema que protege as mensagens dos usuários. Foto: Signal/Divulgação

Atualmente, o Signal é considerado um dos mensageiros mais seguros disponíveis. Com código aberto e criptografado de ponta a ponta, o aplicativo preferido de figuras como o ex-NSA Edward Snowden, possui sistema próprio capaz de comprovar a identidade dos participantes da conversa. Com isso, apenas o real destinatário do bate-papo poderá acessar o conteúdo, garantindo que terceiros não tenham acesso às mensagens trocadas.  

Sendo uma opção gratuita e disponível para sistemas operacionais Android e iOS (iPhone e iPad), o Signal traz chamadas de voz/vídeo em HD, opções avançadas para a edição de imagens (para proteger ainda mais a privacidade de quem aparece nas fotos), além da possibilidade de personalizar os alertas para cada um dos contatos. 

Quem precisa utilizá-lo no PC, também gostará de saber que o Signal tem versões para Windows, Mac e Linux, que podem ser baixadas por meio do site oficial

O Olhar Digital preparou um tutorial de como baixar o aplicativo em aparelhos Android e iOS. Confira.

Wire 

telas do app wire
Wire pode ser integrado com softwares corporativos. Foto: Divulgação

Um pouco menos conhecido, o Wire também possui como principal bandeiro o foco em privacidade de dados do usuário. Além do mensageiro, o software oferece contas pessoais, recursos de mensagens criptografadas e segurança. Há também a opção de integrar o aplicativo a sistemas e serviços corporativos.

O Olhar Digital preparou um tutorial de como instalar o aplicativo no telefone. Confira.

Librem Chat 

telas do app librem chat
Librem permite criar uma conta apenas com o endereço de e-mail. Foto: Divulgação

Apesar de pouco conhecido, o Librem Chat também é uma opção a ser considerada, já que também possui criptografia de ponta a ponta, o que protegerá o conteúdo da conversa. 

Aqui, os usuários criam uma conta usando seu endereço de e-mail e, a partir disso, podem conversar por texto, fazer chamadas de vídeo e de voz.

O Olhar Digital também preparou um tutorial de como instalar o mensageiro do Purism no celular. Confira.  

Telegram 

telas do telegram, o app alternativo ao whatsapp mais popular
Telegram é uma das alternativas mais famosas disponíveis atualmente. Foto: Divulgação

Telegram também é bastante popular entre os utilizadores de mensageiros. A principal novidade do app é a possibilidade de criação de canais para envio de conteúdo e outros recursos exclusivos. 

Para os adeptos de vários dispositivos, vale lembrar que o Telegram já possui um sistema de login em vários aparelhos. E aqui vai um alerta, nem todos os chats do aplicativo são protegidos com criptografia de ponta a ponta, apenas os chamados ‘secret chat’ ou ‘chats seguros’.

Para utilizar o Telegram, confira o nosso passo a passo de como instalar o aplicativo no celular.

Threema 

telas do threema, app alternativo ao whatsapp e pago
Apesar de pago, o Threema promete alta segurança. Foto: Divulgação

Threema, segundo a própria empresa, é um mensageiro especializado em privacidade e não exige números de telefone para que uma conta seja verificada.

Com isso, os usuários têm mais privacidade, principalmente em relação à identidade e dados demográficos. Os utilizadores podem criar um nome de usuário exclusivo, que contém oito dígitos, e pode ser compartilhado por QR Code. O aplicativo está disponível para sistemas iOS e Android.

Wickr.Me 

telas do app wickr.me
App não armazena mensagens ou senhas dos usuários. Foto: Divulgação

O Wickr.Me oferece, assim como os anteriores, possibilidade de enviar mensagens e fazer chamadas de voz criptografadas.

Os usuários do aplicativo também contam com o recurso de mensagens que desaparecem ao definir um tempo limite para visualização. Além disso, o Wickr não armazena o conteúdo de mensagens ou senhas no servidor da empresa. 

O aplicativo está disponível para iOS, Android, Linux, Windows e Mac.

Viber 

telas do app viber
Viber oferece sistema para conversa multiplataforma. Foto: Divulgação

O Viber é uma opção para quem gosta de participar de grandes grupos. Isso porque há a possibilidade de montar grupos com até 250 pessoas. Além disso, o app oferece uma funcionalidade bastante fácil e intuitiva para esconder conversas. O aplicativo pode ser baixado em aparelhos Android e iOS, além do desktop.  

O mensageiro também possui opção multiplataforma. Segundo a empresa, os usuários podem participar de conversas mesmo sem estar com o celular a mão, basta estar com a conta logada em um tablet ou computador. 

Kik 

telas do kik, app alternativo ao whatsapp
Kik permite criar grupos usando apenas hashtags. Foto: Divulgação

O grande destaque do Kik é a possibilidade de criar uma conta sem a necessidade de informar um número de telefone. A ideia é dar mais privacidade, para que os usuários consigam conversar sem a necessidade de compartilhar um dado pessoal. Além disso, é possível criar grupos com até 50 pessoas usando apenas hashtags

Para baixar o app para iOS e Android, basta acessar o site oficial da empresa.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!