Além das tradicionais conjunções astronômicas, setembro de 2021 terá um evento feito pelo homem que entrará para os livros de história: o lançamento da Inspiration 4, a primeira missão orbital totalmente civil na história. Quatro pessoas serão enviadas, a bordo de uma cápsula Crew Dragon da SpaceX, para uma jornada de três dias ao redor de nosso planeta. E você poderá acompanhar tudo ao vivo aqui no Olhar Digital.
Mas não é só isso que acontecerá neste mês. Veja abaixo nosso calendário astronômico de setembro com os eventos mais importantes. Lembramos que todas as datas, horários e referências geográficas consideram um observador baseado em Brasília, e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com sua posição no país.
Calendário astronômico de setembro
3 de setembro: Mercúrio, o planeta mais interno do sistema solar, atinge seu ponto mais alto no céu noturno. Ele surgirá sobre o horizonte ao oeste durante o pôr do sol, logo abaixo de Vênus, brilhando com magnitude de 0,1. Suficiente para ser visto a olho nu.
Também em 3 de setembro, os cosmonautas russos Oleg Novitsky e Pyotr Dubrov farão uma caminhada espacial fora da Estação Espacial Internacional para começar a equipar o Laboratório Multifuncional Nauka. A atividade está programada para começar às 11h35 e durará cerca de 6 horas e 50 minutos.
9 de setembro: os cosmonautas russos Oleg Novitsky e Pyotr Dubrov farão outra caminhada espacial para continuar a equipar o Laboratório Multifuncional Nauka. A atividade está programada para começar às 11h (horário de Brasília) e durará cerca de 5 horas.
Também em 9 de setembro, teremos a conjunção entre a Lua e Vênus, ou seja, os astros estarão próximos no céu. O planeta estará acima e à esquerda da lua crescente: procure o par acima do horizonte, a oeste, após o pôr do sol.
14 de setembro: Netuno em oposição. Este é o momento do ano em que ele aparecerá “maior e mais brilhante” no céu, já que do nosso ponto de vista está no lado oposto ao Sol. Entretanto, devido à sua distância de nós e baixa magnitude (7.8), você vai precisar de um telescópio se quiser vê-lo, sobre o horizonte a leste.
Também em 14 de setembro a Arianespace usará um foguete Soyuz para colocar em órbita 34 satélites para a constelação de Internet OneWeb. A missão, chamada OneWeb 10, vai decolar do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
15 de setembro: a SpaceX usará um foguete Falcon 9 e a espaçonave Crew Dragon para lançar a primeira missão orbital totalmente civil da história, batizada de Inspiration 4. Ela vai decolar pela manhã, em um horário ainda a ser definido, do Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy, da Nasa, na Flórida. Você poderá acompanhar a transmissão ao vivo aqui no Olhar Digital.
Leia mais:
- Astronauta a bordo da Estação Espacial ganha entrega de sorvete no dia do aniversário
- Estação Espacial Internacional tem novas rachaduras, dizem astronautas russos
- Uma “estação espacial privada” está em construção por uma empresa desconhecida
16 de setembro: Conjunção entre a Lua e Saturno. Se você olhar para leste logo após o pôr do sol, verá o planeta um pouco abaixo e à esquerda da Lua.
18 de setembro: Conjunção entre a Lua e Júpiter. Quem olhar para leste por volta das 20h verá o planeta brilhando diretamente acima da Lua.
22 de setembro: Equinócio de primavera. Dia e Noite terão a mesma duração, e a partir deste ponto os dias vão ficando mais longos. O fenômeno marca o início da primavera aqui no hemisfério sul.
23 de setembro: Um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA) lançará o satélite Landsat 9 da NASA / USGS da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, às 15h11 (horário de Brasília).
24 de setembro: O planeta Urano estará pertinho da Lua. Mais especificamente, acima e ligeiramente à esquerda dela a partir do momento em que ela surgir no horizonte, a Leste, por volta das 21h30. Apesar da baixa magnitude (brilho), de apenas 5,7, talvez você consiga vê-lo a olho nu se estiver em um local com céu limpo e livre de poluição luminosa.
30 de setembro: A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) usará um foguete Epsilon para lançar o Satélite 2 de Demonstração de Carga Útil Inovadora Rápida (RAISE 2). O foguete partirá do Centro Espacial de Uchinoura às 21h48.
Como se orientar
Para acompanhar nosso calendário astronômico, é importante saber em que direção olhar e como identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque, uma bússola ou um app de astronomia em seu celular.
O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.
Quanto às bússolas, quem usa um iPhone não precisa de um app extra: basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android minha recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.

Outra opção é usar um app de astronomia, que usa a bússola do celular e sua localização obtida via GPS identificar o que você está apontando ou indicar para onde olhar. Uma boa opção é o Sky Safari, da Simulation Curriculum Corp., que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!