A conta da Estação Espacial Internacional (@Space_Station) no Twitter divulgou nesta terça-feira quatro imagens incríveis que mostram a cápsula Crew Dragon Endeavour se afastando no início de sua jornada de retorno à Terra, com nosso planeta ao fundo.

A cápsula, e a tripulação da missão Crew-2, voltaram ao nosso planeta nesta terça-feira (9) após uma jornada de seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS). A bordo estavam os astronautas norte-americanos Shane Kimbrough e Megan McArthur (da Nasa), o japonês Akihiko Hoshida (da agência espacial europeia, Jaxa) e o francês Thomas Pesquet (da agência espacial europeia, ESA).

As imagens abaixo foram feitas a partir da ISS quando ela e a Crew Dragon estavam a 424 km acima do sul do Oceano Pacífico, a noroeste da Nova Zelândia. O autor das imagens é o astronauta norte-americano Mark Vande Hei, que ficou na estação junto com os cosmonautas russos Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov.

Leia mais:

publicidade

Crew-2 será substituída nesta quarta-feira

A missão Crew-3, substituta da Crew-2, decola rumo à ISS na noite desta quarta-feira. A partida já foi adiada várias vezes: originalmente estava programada para 31 de Outubro, mas foi remarcada para 3 de novembro numa tentativa de corrigir um defeito no banheiro da cápsula Endurance. Infelizmente, a correção proposta pela SpaceX não foi aprovada pela Nasa, o que significa que os astronautas terão que usar fraldas durante a viagem até a ISS.

Depois, o lançamento foi adiado para o dia 6 devido a um “problema médico” de natureza não explicada com um tripulante não identificado. Mau tempo forçou novamente o adiamento para o dia 8, e a decisão de trazer a tripulação da Crew-2 antes levou a este novo adiamento, desta vez para o dia 10.

Em contraste à tripulação da Crew-2, a Crew-3 é composta por novatos: os norte-americanos Raja Chari, e Kayla Barron, ambos da Nasa, e o alemão Matthias Maurer, da ESA, farão seu primeiro voo. O único membro experiente é o também norte-americano Thomas Marshburn, que já visitou a ISS duas outras vezes: uma a bordo do ônibus espacial Endeavour durante a missão STS-127, em 2009, e outra viajando em uma cápsula russa Soyuz durante a Expedição 34/35, em 2012.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!