Os rovers em Marte trabalham há mais de 25 anos fazendo registros da superfície do Planeta Vermelho. Atualmente, o Curiosity e seu irmão mais novo, Perseverance, são os principais responsáveis pelas fotos. Apesar do trabalho de pesquisa fundamental desses veículos, muitas imagens acabam chamando a atenção por alguns detalhes curiosos.

A paisagem marciana é composta principalmente por rochas, o que não impede as pessoas de enxergarem “turarões”, “caranguejos”, “rosquinhas” e até um “espaguete” em Marte. O Olhar Digital fez uma lista com os registros mais curiosos feitos desde o ano passado.

publicidade

Leia mais:

 “Tubarão” e “caranguejo” em Marte

Uma foto intrigante compartilhada na conta oficial da missão no Twitter (X) mostra um par de rochas em formatos muito peculiares – uma, parecida com uma barbatana de tubarão, e a outra, com uma pata de caranguejo. O registro foi obtido pela Mastcam-Z, posicionada no alto do mastro do rover.

publicidade

Curiosity fotografa pequena “flor”

Mais um surpreendente conjunto de imagens do solo de Marte foi captado pela missão Curiosity. As fotos são de um objeto que parece uma pequena “flor” nascida na superfície do planeta vermelho. A equipe do rover relatou que a descoberta tem estruturas delicadas, tendo se formado por minerais precipitados de água.

Portal alienígena

A fotografia foi tirada pela Mast Camera a bordo do rover Curiosity, em 7 de maio de 2022. A imagem deixa aparente um buraco com a formação perfeita de uma porta, que alguns especularam ser um portal para os alienígenas, ou a entrada para um túnel que leva até o centro de Marte.  

publicidade
Imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS

Fóssil de dragão

Uma imagem obtida pelo rover Curiosity, da NASA divulgada no Twitter (X) pela astrobióloga, pesquisadora e palestrante Nathalie Cabrol, dos EUA, vê-se algo semelhante a um esqueleto… de dragão?!

Rocha em forma de rosquinha

Recentemente, um novo registro obtido pelo veículo explorador robótico chamou a atenção dos pesquisadores e causou alvoroço nas redes sociais: uma rocha bizarra que mais parece uma imensa rosquinha – ou donut como é chamado o petisco nos EUA.

publicidade

Espaguete

O rover Perseverance fez uma captura, no mínimo, intrigante: na imagem feita pelo veículo é possível ver o que parece ser uma porção de espaguete caída no chão do planeta. Segundo a NASA, a explicação mais plausível para o estranho objeto é que se trata de mais um pedaço de lixo espacial remanescente da chegada do próprio rover ao planeta, em fevereiro de 2021.

Imagem registrada pelo rover Perseverance, da NASA, em Marte, mostra o que parece ser um punhado de espaguete. Na verdade, trata-se, muito provavelmente, de lixo espacial gerado na chegada do próprio robô ao planeta. Imagem: NASA/JPL-Caltech

Cabeça de cobra

O instrumento do Perseverance chamado Mastcam-Z registrou uma estrutura bem peculiar: uma pedra semelhante a uma cobra de boca aberta, equilibrada sobre uma espécie de laje acinzentada e quase esmagada por um penhasco esculpido por estreitas camadas rochosas.

O rover Perseverance tirou esta foto de um penhasco sobre uma pedra em formato de cabeça de cobra, usando seu sistema de câmera Mastcam-Z. Imagem: NASA/JPL-Caltech/ASU

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!