O WhatsApp que nós abrimos lá no dia 1 de janeiro de 2021 para mandar aquele “feliz ano novo” para algum grupo, amigo ou amor, é um aplicativo muito diferente do que estamos abrindo para mandar “feliz 2022”. O mensageiro mais usado do mundo recebeu uma série de novidades interessantes durante o ano passado.

Com as principais atualizações lançadas este ano, o WhatsApp mostrou uma preocupação especial com o desaparecimento do que não se quer que vaze. Para isso, o aplicativo recebeu algumas funcionalidades como as mensagens autodestrutivas e as imagens de visualização única.

Mas as novidades do WhatsApp lançadas em 2021 não ficaram só nisso, o aplicativo virou uma espécie de banco, ou app de pagamento, rivalizando com plataformas como PicPay, PayPal e Mercado Pago. Agora, é possível fazer transferências monetárias diretamente pelo aplicativo.

Enfim, é tanta coisa para lembrar, que o Olhar Digital preparou uma lista com as 10 principais novidades lançadas para o WhatsApp em 2021, você se lembrava de todas elas?

publicidade

Mensagens autodestrutivas

Reprodução
Usuários da versão beta deverão ver a opção para ativar a funcionalidade. Foto: WABetaInfo/Reprodução

Após a liberação para testes beta no final de 2020, o WhatsApp liberou as mensagens autodestrutivas para todos os usuários já no início de 2021. Com a nova função, as mensagens desaparecem após sete dias, mesmo que o destinatário não acesse as conversas nesse período.

Um papel de parede de cada conversa

Outra novidade que chegou no início de 2021 foi a possibilidade de usar um papel de parede em cada conversa do WhatsApp. Esse novo recurso melhorou bastante a personalização de cada uma das conversas, diminuindo o risco, por exemplo, de mandar uma mensagem para uma pessoa errada.

Áudios acelerados

Um recurso que se incorporou tão rápido ao nosso dia a dia que nem parece que chegou este ano é a possibilidade de acelerar a reprodução de mensagens de áudio. Com a permissão para acelerar para as velocidades 1,5x e 2x, ficou muito mais rápido ouvir aquele áudio longo do amigo que perdeu o fio da meada.

Criação de figurinhas na versão WEB

WhatsApp Web
WhatsApp possibilitou a criação de figurinhas através da versão web do mensageiro. Imagem: Antonio Salaverry/Shutterstock

Um recurso que já existia há algum tempo nas versões para smartphones do aplicativo era a troca e a criação de figurinhas. Porém, um furo do recurso era a necessidade de um aplicativo de terceiros, que por muitas vezes era inseguro, para a criação das figurinhas, fossem elas estáticas, fossem animadas.

Porém, isso mudou quando o aplicativo passou a permitir a criação dos stickers dentro da plataforma, pelo menos na versão web do aplicativo. Com isso, além de aumentar a segurança, o WhatsApp permitiu que a criação dos stickers também ficasse muito mais rápida.

WhatsApp Pay

Com o WhatsApp Pay, o aplicativo, basicamente, também virou uma espécie de carteira digital. Imagem: Reprodução

Um recurso que ficou reservado para alguns dos principais mercados do WhatsApp, que são Brasil e Índia, foi o WhatsApp Pay, a ferramenta de pagamentos do WhatsApp. O recurso foi liberado para brasileiros em de junho e facilitou bastante as transferências entre pessoas que não possuem outras carteiras digitais.

O uso do serviço é muito simples, com o envio de dinheiro sendo tão trivial quanto o envio de uma foto ou vídeo, por exemplo. Além disso, é muito barato, já que a transferência em si funciona mais ou menos como um Pix e não tem nenhuma cobrança de taxa.

Compras no app

Além de carteira digital, banco, fintech ou o que melhor se encaixar no WhatsApp Pay, em 2021 o aplicativo também se transformou em um marketplace. O aplicativo incorporou a função “carrinho de compras” que permite o envio de mensagens para os clientes oferecendo produtos que podem ser comprados pelo app.

Leia mais:

Porém, o sistema de pagamento ainda é externo e os clientes são direcionados para um banco ou sistema de pagamento fora do WhatsApp, que foi cadastrado previamente pelo vendedor. O envio também é feito fora do sistema do mensageiro, sendo combinado entre as partes.

Backups criptografados

As mensagens trocadas pelo WhatsApp já contam com criptografia de ponta a ponta há algum tempo. Porém, o backup dessas mensagens, surpreendentemente não era criptografado. Porém, isso mudou em 2021. Com isso, o WhatsApp ganhou mais uma forma de assegurar que as mensagens não caiam nas mãos de terceiros.

Migrar conversas entre Android e iPhone

Após anos de pedidos dos usuários, em 2021, o WhatsApp finalmente passou a permitir que conversas sejam migradas de um iPhone para aparelhos com Android. Porém, em um primeiro momento, a liberação ocorreu apenas para aparelhos Samsung com sistema Android 10 ou superior.

Conversas arquivadas para sempre

Usuários pediam que houvesse uma forma de arquivar os chats permanentemente, a fim de organizar e definir a prioridade das conversas. Em 2021, esse recurso finalmente chegou ao aplicativo. Agora, as conversas ficam arquivadas permanentemente, mesmo que o usuário receba novas mensagens sejam recebidas.

Vários dispositivos conectados

whatsapp
WhatsApp possibilitou que os usuários consigam se manter conectados em mais de um dispositivo ao mesmo tempo. Imagem: WhatsApp/Divulgação

Por último, mas não menos importante, temos a chegada de uma funcionalidade que permite aos usuários conectar a mesma conta em vários dispositivos diferentes. Agora, mesmo que o smartphone principal não esteja conectado à internet, é possível se manter logado em um desktop, por exemplo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!