Nesta segunda-feira (24/01), o Ford Bronco Raptor 2022 foi apresentado, trazendo uma larga carroceria e suspensão de longo curso. Com potência turbo, o off-road de alto desempenho surge prometendo a capacidade de atingir 160 km/h em praticamente qualquer terreno.

Projetado pela Ford Performance para ser o primeiro SUV do mundo inspirado em corridas Ultra4 (competições off-road que combinam corridas no deserto e rastejamento de rochas)., segundo a montadora, o SUV é capaz de “conquistar as dunas no deserto em velocidade de estrada”.

publicidade
doi SUV Bonco Raptor
Imagem: Divulgação/Ford

Leia também:

Como informa a Ford, o preço do novo Bronco Raptor estará em US$ 69.995 (na ordem de R$ 384.210, desconsiderando diferenças de impostos ou taxas). A montadora ainda não divulgou detalhes sobre opções e níveis de acabamento, mas as expectativas são de que um modelo totalmente carregado chegará a mais de US$ 80 mil (R$ 439 em conversão direta, aproximadamente). Confira o teaser de lançamento feito pela Ford:

publicidade

Motor para mais de 400 cavalos

O novo Raptor vem com quatro portas e um motor V-6 twin-turbo de 3,0 litros, que a Ford afirma ser capaz de produzir mais de 400 cavalos de potência, acompanhado de novos turbocompressores. Com sistema de tração nas quatro rodas, o SUV é dotado de uma transmissão automática de 10 velocidades e um sistema de escapamento duplo de desempenho vindo de fábrica. O veículo também oferece válvulas eletrônicas que permitem vários modos de exaustão, incluindo um modo silencioso.

Além de enormes para-lamas, o Bronco Raptor traz pneus maciços e suspensão robusta para aumentar um hardware semelhante à picape F-150 Raptor. Seu perfil também inclui travamento dos diferenciais dianteiro e traseiro e uma barra estabilizadora dianteira desconectada.

publicidade
Detalhe da suspensão do SUV da Ford
Imagem: Divulgação/Ford

Pneus de 37 polegadas

Os pneus BFGoodrich K02 de 37 polegadas são montados em um conjunto de rodas padrão de 17 polegadas, embora também estejam disponíveis dois estilos diferentes de rodas com beadlock de 17 polegadas. A Ford instalou sensores de altura da picape em todos os quatro cantos para que o Bronco Raptor saiba a posição de cada roda o tempo todo.

Detalhe da roda do veículo
Imagem: Divulgação/Ford

Sete modos selecionáveis ​​pelo motorista incluem um modo Baja que ativa uma calibração turbo anti-lag – voltado para corridas no deserto de alta velocidade. Já um novo modo Tow/Haul ajuda a permitir uma classificação de reboque de 2.041 kg – melhoria de 453 kg em relação ao modelo básico. De fábrica, ainda há o modo Trail Control e condução com um pedal, controle de cruzeiro off-road e Trail Turn Assist, que usa vetorização de torque para apertar o raio de curva.

publicidade

Como na picape Raptor, as novas lanternas traseiras de LED tiveram que ser movidas para fora e para trás para serem vistas em um ângulo de 45 graus, como exigido por regulamento. Uma terceira luz de freio mais larga possui três LEDs e o suporte do pneu sobressalente foi reforçado e feito de magnésio porque o pneu e a roda sobressalente de 37 polegadas são muito pesados.

parte de trás do veículo
Imagem: Divulgação/Ford

As luzes diurnas de LED do Ford Bronco agora são âmbar. Na frente do SUV, há um para-choque dianteiro de aço Ford Performance com ganchos de reboque integrados, tampas de para-choques removíveis e faróis de neblina de LED rígidos. A placa de proteção dianteira reforçada é feita de alumínio em vez de aço como em outros Broncos, e um para-choque modular de aço com tampas removíveis monta faróis rígidos off-road e de neblina.

Detalhe da parte da frente do Ford Bronco Raptor
Imagem: Divulgação/Ford

Os alargadores do para-lama traseiro apresentam uma proteção com nervuras para evitar lascas de rocha e pode ser substituída se danificada. Enquanto isso, os pilares C e B são reforçados, o primeiro com escora em compósito de carbono e o segundo com escora de alumínio.

Imagem de cima do off-road da Ford
Imagem: Divulgação/Ford

Cada Bronco Raptor virá com um kit de ferramentas específico para remover os para-lamas e flares para off-road extremo. O mesmo kit fornece ferramentas para remover os seis parafusos que prendem os estribos, que ocultam os trilhos de pedra padrão.

Por dentro do Bronco

No interior, o Bronco Raptor possui uma tela sensível ao toque de 12 polegadas e um cluster de medidor digital também de 12 polegadas. Os assentos esportivos com reforço pesado são envoltos em vinil de grau marítimo nos modelos básicos e o piso emborrachado permite ser lavado.

Por dentro do SUV Bronco Raptor
Imagem: Divulgação/Ford

Opções premium devem oferecer materiais mais luxuosos, incluindo carpete no piso e assentos de camurça com almofadas revestidas de couro. O volante ostenta a linha vermelha da marca Raptor e oculta as pás de mudança de magnésio montadas na coluna. Botões para os modos ativos de escape, suspensão e direção estão acessíveis pelo volante, juntamente com um novo botão de modo R, que pode ser programado para escolher rapidamente suas configurações preferidas de suspensão, escape, direção, modo de direção e 4×4.

Há um sistema abrangente de câmeras externas no novo Bronco Raptor. O pacote Lux opcional adiciona um sistema de áudio Bang & Olufsen de 10 alto-falantes e controle de cruzeiro adaptável. As encomendas do SUV abrem em março e as entregas começam por volta do meio deste ano. A Ford também permitirá que os atuais titulares de reservas do Bronco atualizem seu pedido para o Raptor, se desejarem.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!