Já estamos no segundo mês do ano? Nossa, o tempo está passando rápido como um foguete! E falando em foguetes, eles serão o principal destaque nos céus neste mês. Veja abaixo nosso calendário astronômico de fevereiro com os eventos mais importantes.
Lembramos que todas as datas, horários e referências geográficas consideram um observador baseado em Brasília, e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com sua posição no país.
Calendário astronômico de fevereiro
2 de fevereiro: um foguete Falcon 9, da SpaceX, lançará um lote de satélites para a constelação de banda larga via satélite Starlink. Ele vai partir da plataforma 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, às 18h51.
2 de fevereiro: a SpaceX usará um foguete Falcon 9 para lançar a missão NROL-87 para o Escritório Nacional de Reconhecimento dos EUA. Ele decolará da Base da Força Espacial Vandenberg, na Califórnia, durante uma janela de lançamento de cinco horas que abre às 17h18.
3 de fevereiro: um foguete russo Soyuz lançará um satélite militar secreto russo a partir do Cosmódromo de Plesetsk, no norte da Rússia.
5 de fevereiro: a Astra lançará seis cubesats para o programa Venture Class Launch Services da NASA. Seu foguete “Rocket 3.0” decolará do complexo de lançamento 46 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, durante uma janela de lançamento de três horas que abre às 15h. Será o primeiro lançamento da Astra a partir da Costa Espacial da Flórida.

10 de fevereiro: um foguete Soyuz operado pela Arianespace colocará em órbita outro lote de satélites para a constelação de internet via satélite da OneWeb. A missão, chamada OneWeb 13, decolará da Guiana Francesa às 15h09.
12 de fevereiro: conjunção entre Vênus e Marte, o que significa que os planetas aparecerão bem próximos no céu, com Marte acima e à direita de Vênus. Procure o par acima do horizonte, a leste, pouco antes do amanhecer.
14 de fevereiro: Um foguete Electron, da Rocket Lab, lançará dois pequenos satélites para a frota de observação da Terra da BlackSky Global. Ele decolará da Península Mahia, na Nova Zelândia.
15 de fevereiro: um foguete russo Soyuz decolará do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, à 1h25, levando a espaçonave de carga Progress 80 para a Estação Espacial Internacional. Ela está programada para atracar no laboratório orbital em 17 de fevereiro às 4h08.
19 de fevereiro: um foguete Antares, da Northrop Grumman, lançará a missão de reabastecimento Cygnus NG-17 rumo à Estação Espacial Internacional. Ele decolará das instalações da NASA na Ilha Wallops, no estado da Virgínia, às 14h39.
27 de fevereiro: A Lua, Marte e Vênus se alinharão no céu da manhã. Procure o trio acima do horizonte a leste, pouco antes do nascer do Sol.
Leia mais:
- Taikonautas comemoram Ano Novo Lunar na estação espacial chinesa
- Relâmpago de 770 km estabelece novo recorde mundial
- Supercomputadores ajudam a criar o mais detalhado mapa do universo baseado em ondas de rádio
Como se orientar
Para acompanhar nosso calendário astronômico, é importante saber em que direção olhar e como identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque, uma bússola ou um app de astronomia em seu celular.
O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.
Quanto às bússolas, quem usa um iPhone não precisa de um app extra: basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android minha recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.

Outra opção é usar um app de astronomia, que usa a bússola do celular e sua localização obtida via GPS identificar o que você está apontando ou indicar para onde olhar. Uma boa opção é o Sky Safari, da Simulation Curriculum Corp., que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!